« Home | Marvel Mobile Site » 

Friday, March 10, 2006 

Celular com TV no padrão japonês é inviável

O vice-presidente e gerente-geral da Nokia Mobile Phones, Cláudio Raupp Fonseca, afirmou nesta quarta-feira (08/03), durante a demonstração do padrão europeu na sede da Associação dos Engenheiros da Escola Politécnica da USP, que é inviável a produção de terminal móvel com TV digital baseada no padrão japonês.

"No Japão não há operadoras móveis com padrão GSM, o que inviabiliza a produção de um terminal móvel (celular) com a tecnologia de TV digital embutida caso o padrão que prevaleça seja japonês. Isso porque só o Brasil teria a demanda deste tipo de equipamento", explica Raupp.
O executivo chegou até afirmar que não havia interesse da Nokia na produção desse tipo de aparelho. "A intenção da Nokia é para grande massa. E um terminal que não tem demanda mundial, não tem escala. Logo, não é feito para grande massa", afirma.

Carlos de Brito Nogueira, diretor-geral de engenharia da Rede Globo, rebateu a informação dizendo que por outro lado, os japoneses já utilizam a tecnologia 3G (WCDMA e EV-DO), o que traz compatibilidade com sistema de TV digital. "No futuro, o celular não será GSM", provoca.
O executivo da Nokia admite que se houver demanda no futuro diante desta compatibilidade entre a telefonia móvel 3G com o sistema de TV digital japonês, a Nokia avaliará a produção de terminais.

--

Por outro lado, a Nokia já prepara o lançamento de seu primeiro device DVB-H: O
N92.

Pedro "K2" Macêdo

About me

  • I'm Pedro Macedo
  • From
My profile

Sponsored Links

Previous posts

Contact

Stats

I recommend